sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DEVE-SE COMENTAR A HISTÓRIA COMO SE A MATEMÁTICA FOSSE SEMPRE ALGO BOM?

O uso da História da Matemática tem que ser um recurso para a motivação de aulas de matemática, porém quando o professor descreve algumas passagens da história da matemática deve ter cuidado de não extrapolar em sua opinião.
De acordo com Aristóteles, os humanos são caracterizados pela racionalidade. A partir dessa hipótese não é difícil de se construir um argumento para a conclusão de que qualquer avanço no racionalismo é muito bom para a humanidade.
Porém esse não é o momento para decidir a importância e a boa qualidade relativas à matemática, mas é o momento para se observar um exemplo onde a exaltação da matemática introduz com freqüência tendências nos livros texto de História da Matemática. Este é o caso de Hipátia, uma matemática do século V que foi assassinada por uma quadrilha de rua na Alexandria. Hipátia era uma pagã, e alguns membros da quadrilha eram “cristãos.
O professor que não gosta de matemática poderia descrever a morte de Hipátia como a remoção de uma reacionária arrogante que esta no caminho da nova sociedade cristã. Contudo, o professor que gosta matemática, invariavelmente, beatifica Hipátia lamentando sua morte como um sinal do declínio da Razão no Ocidente.
Aqueles que depositam um alto valor na matemática são tentados a julgar uma cultura em termos do número de teoremas que ela provou. Isso conduz a uma visão irrealista das culturas, como por exemplo, a antiga cultura chinesa, que não produziu muitos teoremas, mas que produziu algumas poesias e filosofias excelentes. Um professor que fala sobre a história da matemática, devidamente equilibrado, reconheceria a importância de muitas formas de atividade intelectual.

2 comentários:

Anônimo disse...

O drama é que Hipátia não foi morta só do ponto de vista físico, como também matemático. E para isso contribuiram os que usam matemática para todo tipo de bandalheira. Como os que atuam dentro de universidade pública formando docente para rede pública de baixa qualidade para depois esses possa rasgar o boletim do estudante dele quando quer ingressar na universidade e possa ganhar a taxa deles até com questões repetida, erra e imbecil.

Viagem na Historia da matematica disse...

É... Hipatia morreu de corpo e mente... E não só ela...muitas mulheres que engradeceram a matemática com descobertas importantes foram deixadas para trás. O certo a fazer é deixar o preconceito de lado e se informar!!!

( desculpe não termos respondido antes seu comentário, mas é que estamos atarefados na faculdade e entramos no blog assim que pudemos...ok)