segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UMA BREVE VIAGEM NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

2.000 a.C.
Os babilônios criam as primeiras formas de numeração posicional, ou seja, um número pode ter diferentes valores, dependendo da posição em que estáSéc. 6º a.C. Os gregos simplificam notação numérica, abandonam as formas gráficas do número e as substituem por letras, que correspondem à designação inicial de número (acrofonia). O número 100, por exemplo, era a letra H (de Hekaton = cem).

Séc. III a.C.
Euclides, o maior matemático da Antiguidade, estrutura o conhecimento matemático.

Séc. V
Os hindus criam um sistema de numeração que reúne o uso do zero, o princípio de posição e a base 10, criando o sistema até hoje utilizado.

Séc. VIII
Depois das Cruzadas, o matemático e comerciante Leonardo de Pisa leva para a Europa o sistema indo-arábico, que impulsiona o desenvolvimento do mercantilismo. Começam a chegar livros árabes, provocando reações da igreja, contra o sistema "herege".

Séc. XIV
Grande produção dos matemáticos a partir dos livros árabes de matemática. O sistema indo-arábico vira coqueluche entre comerciantes por sua praticidade.

Séc. XVI e XVII
Estudos da matemática entrelaçam-se com a filosofia (Descartes) e com os avanços da física (Galileu). Aparecem os cálculos com logaritmos, por exemplo.

Séc. XVIII
Momento decisivo da matemática moderna, com a publicação de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton. Surgem novas conceituações da matemática. Começa a ser formulada a teoria das funções.

Séc. XX
Surgem novos conceitos da matemática, principalmente a partir das teorias formuladas na física por Albert Einstein e Max Planc, nas áreas da física quântica e da relatividade. A partir do final da Segunda Guerra Mundial, surgem a teoria dos fractais e a teoria dos jogos.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1128225-7823-DESMISTIFICANDO+A+MATEMATICA,00.html