sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DO JOGO SUDOKU

Todos devem ter visto na barra lateral que colocamos o jogo Sudoku para divertir os nossos visitantes... E como sugestão do professor Everaldo, que visitou nosso blog e deu a dica, postamos agora um resumo da história do sudoku e como jogá-lo.

O sudoku não é um passatempo antigo que só agora foi descoberto ou divulgado. Sudoku é uma palavra japonesa que significa “números que devem estar sós”. No Japão, este puzzle tornou-se popular em 1986, mas só em 2005 se popularizou internacionalmente. A palavra “sudoku” é uma marca registada pelo editor de puzzles japonês Nikoli, Co., mas o puzzle foi criado por Howard Garnes em 1979, em Nova Iorque. Mas, são os “quadrados mágicos” do matemático suíço Euler, (1707-1783) que estão na base do conceito do sudoku !

Em 1989, um editor de jogos de computador fez a sua versão e não demorou muito que surgissem programas informáticos que gerassem sudokus. Os puzzles sudoku apareceram pela primeira vez no jornal a 12 de Novembro de 2004, no The Times.Logo outros jornais o seguiram, com outros criadores de sudokus e alastrou-se a todo o mundo, em papel, no computador, no telemóvel...

O que é o sudoku ? Como se faz ?
Um sudoku é um puzzle em que se têm de preencher as casa vazias com algarismos de 1 a 9, de modo a que o mesmo algarismo não se repita em cada linha, coluna e quadrado. Um puzzle sudoku tem a ver com a lógica e não com conhecimentos de matemática. Para facilitar a resolução de um sudoku deve procurar-se para cada casa quais os números que a podem ocupar – que são os que não aparecem já na linha, coluna e quadrados que correspondem a esse bloco. Nas casas em que só surgem um número, esse é o certo e definitivo, depois é prosseguir com o mesmo processo.  Só há uma solução para cada puzzle sudoku.
Para saber mais detalhes sobre o tutorial do Sudoku clique aqui.

Nenhum comentário: